Neste Blog, ainda em construção, estarei informando sobre meu trabalho de músico, sobre partituras e gravações de minhas obras. Também publicarei textos de análises de obras musicais que produzi e produza, sobre outros músicos , sobre artes e artistas, correspondência de interesse público, bem como memórias.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016


RESUMO BIOGRÁFICO-CURRICULAR

Flávio Oliveira (1944) iniciou seus estudos musicais com a profa. Zuleika de Araújo Vianna. Durante os anos de adolescência cantou em corais. Estudou ainda composição com Roberto Schnorrenberg, análise e harmonia com Esther Scliar, contraponto e composição com Armando Albuquerque, composição com Willy Corrêa de Oliveira, piano com Homero Magalhães e Gilberto Tinetti; regência com Carlos Alberto Pinto Fonseca e Ernst Hüber-Contwig. Participou de seminário de composição com Maurice Le Roux em julho de 1974, USP-SP, ocasião em que estreou sua obra ”Jogo”, para piano, executando-a ele próprio. Diplomou-se em e Língua e Literatura Grega e Língua e Literaturas de Língua Portuguesa pela UFRGS.

Como compositor, docente, intérprete, tem participado de eventos, a destacar: as Bienais Internacionais de Música de São Paulo, os Festivais de Santos e de São Bernardo do Campo; os Programas “Music of Almost Yesterday”da Un. de Wisconsin (USA); “Música Brasileira na Universidade”, Un. do Texas (Austin-USA); bolsista e convidado do Instituto Goethe em Berlim / RFA (1984), em Santiago de Chile (1989) para a estréia de sua obra “ROUND ABOUT DEBUSSY”; em Berlim / DDR / Liga der Völker Freundschaft (1984); bolsista do CNPQ na Un. de Boston (USA) (1990); em Montevidéo (1992); em Santiago de Chile para o Primer Encuentro de Música Contemporânea (2004). Ministrou cursos nos Encontros de Arte-Educação da Fundarte (Montenegro), Dep. de Música da UFSM(RS), UERGS e UFPEL (RS). Lecionou português, música e educação artística no Instituto Educacional João XXIII (1968 a 1981), No Dep. de Música do Instituto de Artes A-UFRGS lecionou Composição, Orquestração, Fuga e História da Música (1986 -1990).

Compõe para teatro desde 1964. De sua produção, destacam-se a estréia mundial do teatro de comédias de Qorpo Santo: “Matheus e Mateusa”, “Eu sou Vida eu Não sou Morte”, “As relações Naturais” (direção de A. C. Sena) (2 prêmios estaduais e um nacional pela música de cena);“Cordélia Brasil”, de Antônio Bivar (direção de Wagner Mello); para o MOCKIMPOTT de Peter Weiss (direção de José Luiz Gomes do ‘Teatro de la Plaza de Madrid’); para “Merlin, a terra deserta”, de Tankred Dorst (direção de Arines Ibias) Prêmio Açorianos (1985); para “A Transformação”, de Eduardo Pavlovsky, direção de Paulo Albuquerque (1983); para “1941” (texto de Ivo Bender com direção de Décio Antunes- Projeto Funproarte)(1986) Prêmio Açorianos ; para “O Ronco do Bugio”, (1998, indicação Prêmio Açorianos) direção de Gilberto Icle; para “Mundéu, o Segredo da Noite” (dirigido por Gilberto Icle) Prêmio Tibiquera 1998; “As bodas de Theodora” de Ivo Bender (2000), (Fumproarte, direção Décio Antunes, indicação prêmio Açorianos 1999); para “A ronda do lobo” de Ivo Bender, (2002)( direção Décio Antunes); para “Mulheres Insones”,(2006) coreografia de Carlota Albuquerque e Décio Antunes, direção de Décio Antunes, Prêmio Açorianos; “5 TEMPOS PARA A MORTE” (2010-2011) grupo USINA DE TRABALHO DO ATOR / UTA – direção de Gilberto Icle.

De sua obra destacam-se “QUANDO OLHOS E MÃOS” p/iano e pianista amplificados (Ed. Séc. Cult., Ciência e Tecnologia do Est. De SP – gravação Caio Pagano, p/ LP e Cassete Funarte e CD Funarte-Itaú e CD TUDO MUDA – A MÚSICA DE FLÁVIO OLIVEIRA); “MOVIMENTOS: VARIAÇÕES”, p/trombone, oboé e 2 pianos (Ed. UFRGS – Gravação CD TUDO MUDA); “ROMANZA”, p/ orquestra; ciclo “CANÇÕES DE EMERGÊNCIA”, p/ voz e piano, “ROUND ABOUT DEBUSSY” (Ed. UFRGS), p/ piano (grav. CD PRELÚDIOS EM PORTO ALEGRE, Luciane Cardassi - Projeto Funproarte; também de Guilherme Goldberg para o CD TUDO MUDA – A MÚSICA DE FLÁVIO OLIVEIRA. “TUDO MUDA”, p/ piano; idem versão/ orq, (grav. Sinfonia Cultura da Fund. Padre Anchieta/TV Cultura/SP, Mº. Lutero Rodrigues); “INTRADUÇÃO DE RAVEL” para maestro e conjunto de câmara (Ed. UFRGS) (CD “Tudo Muda”) e “EINE MUSIKALISCHER BRIEF”, para flauta doce sl. (Ed. Goldberg) (gr. CD Tudo Muda); “RECORRÊNCIAS”, sobre poemas de Paulo Roberto do Carmo, pra barítono e orquestra de cordas com flauta e oboé”, comissionada pela Orq. de Câmara Theatro São Pedro. Em 2002 lançou o CD “TUDO MUDA – A MÚSICA DE FLÁVIO OLIVERA”, projeto FUMPROARTE, com o qual recebeu os 2 Prêmios Açorianos – 2002 : categoria Música Erudita: “CD Erudito” e “Compositor Erudito”.

De suas publicações, destacam-se a tradução “Princípios de Crítica Literária” de IVOR RICHARDS, Ed. Globo; o artigo intitulado “A QUEM PERTENCE A UFRGS?”, (vol. 60 anos UFRGS); tradução, consultoria e textos de prefácio e orelha para 3 volumes da NEW GROVE-L&PM, “BEETHOVEN”, “MOZART” e “ WAGNER”.

Dentre CDs produzidos destacam-se: “Araújo Vianna por Olinda Alessandrini e Adriana de Almeida” (Prêmio Açorianos), o Primeiro Volume da série “Erudito” de “A MÚSICA DE PORTO ALEGRE”- SMC-PREFPOA, “Ópera Carmela”,(c/OSPA), de Araújo Vianna, “Radamés Gnatalli por Olinda Alessandrini”; “Ópera Boiuna”, de Walter Schultz Portoalegre; ainda, CDCs de Dirce Knijnik (UFRGS), Ângela Diel (Fumproarte), Daniel Wolf (Fumpoartre), Anne Schneider (Fumproarte), Lea Roland Kiefer (UFRGS). 
Participou da organização dos 6 “Encompor” e coordenou o “Sétimo Encompor” – (Encontro de Compositores da América Latina). Na RÁDIO DA UNIVERSIDADE - UFRGS, de 1964-1972 e 1984-2003 foi programador, produziu e apresentou programas didáticos sobre música contemporânea e também recitais radiofônicos ao vivo com ênfase na música contemporânea do RS, brasileira e internacional contemporânea. A mesma atividade exerceu na FM CULTURA/Fundação Rádio e TV Educativa Piratini RS, entre 1988-1990. Pianista, apresenta-se como solista e camerista.

Foi membro das comissões de seleção e premiação FUNARTE para as Bienais de Música Brasileira Contemporânea de 2005, 2007 e 2010/2011. Em 2009 trabalhou em colaboração com a pianista Maria Helena del Pozzo SP) para a interpretação das obras “... Quando olhos e mãos...” e “Jogo”, sendo que esta última foi gravada em CD Projeto Petrobrás, reunindo obras analisadas em sua tese de doutorado. O CD leva o título de COMPOSITORES BRASILEIROS CONTEMPORÂNEOS – DA FORMA ABERTA À INDETERMINAÇÃO. Em 2011, a convite da UDESC, ministrou seminário de análise sobre suas obras e ministrou master classes. Em 2012 trabalhou em colaboração com a mestranda, pianista Pamela Ramos, cuja dissertação versou sobre trabalho colaborativo entre compositor e intérprete, com Flavio Oliveira, em sua obra “Round About Debussy” – 2ª versão, defendida em 2013 no CPGM-DEMUS-UFRGS. Ainda em 2012, participou como painelista e palestrante do Primeiro Encontro de Música Contemporânea da UFPEL, Pelotas, iniciativa do Núcleo de Música Contemporânea do Conservatório da instituição. Ainda em 2012, 27 de novembro, a OSPA apresentou a obra de sua autoria MUSEU – UMA CANÇÃO DE VIGÍLIA, para soprano, barítono, flauta solistas e cordas completas, com harpa e sistros obligati. Em novembro de 2013 a Orquestra de Câmara Theatro São Pedro re-apresentou sua obra RECORRÊNCIAS, para barítono e orquestra de cordas com oboé e flauta obligati, sobre poemas de Paulo Roberto do Carmo [cuja estreia deu-se em 2006, pela mesma orquestra, que encomendara a obra] .

Fez a revisão da obra “Mixagens em campo: etnomusicologia, performance e diversidade musical”, organizada pela profa. Dra. Maria Elizabeth Lucas, 1ª Ed. Porto Alegre: Marca Visual, 2013, v.1.

Em maio de 2014 a escola Estação Musical homenageou-o, inaugurando uma sala para concertos de câmara e atividades didáticas que leva seu nome. Na ocasião, músicos de Porto Alegre, entre amigos e ex-alunos, realizaram um concerto apresentando obras de sua autoria.

Realizou em 2015 três recitais, com obras da série “Canções de Emergência”, de sua autoria, com a cantora Cíntia de los Santos, respectivamente para ao programa universitário “Sobremesa Musical da PUC-RS”, no “Instituto Ling” e na sala Flávio Oliveira da “Estação Musical”. E um recital para a série “Desconcerto”, com a soprano Raquel Flores, a mezzo-soprano Clarice Diefenthaeler e o barítono Carlos Rodriguez, no “Bar e Restaurante Parangolé”, apresentando também obras da série “Canções de Emergência”. Nestes recitais duas canções novas foram estreadas: “Canção de Vidro – para trio de voz feminina, voz masculina e piano”, sobre poema de Mário Quintana e “Soneto para um Encontro”, para soprano e piano, sobre um poema de Fernando Neubarth. Em 2016 participou como i compositor residente do 50ºFestival Música Nova "Gilberto Mendes"- USP-RP/SESC-SP. No concerto de encerramento  foram apresentadas dez obras de sua autoria, sendo cinco delas para piano solo , interpretdas por Catarina Domenici e cinco das "Canções de Emergência" interpretadas pela soprano Raquel Flores, pelo barítono Carlos Roidriguez e com o autor ao piano.

Dentre as gravações que contém obras suas destacam-se “Tudo Muda – a música de F. Oliveira” (Projeto Fumproarte), (RS) “Compositores Brasileiros Contemporâneos – da forma aberta à indeterminação” (Projeto Petrobrás) pela pianista Maria Helena Del Pozzo”(SP) e “Caio Pagano – piano / ITAÚ CULTURAL / (Projeto Acervo Funarte)”(RJ).



Flávio Oliveira - 2017

Um comentário:

  1. Estimado Flavio: Soy Francisco Silva,compositor chileno que te recibió cuando viniste al Primer Encuentro Internacional de Compositores en Chile. ¡Hace mucho tiempo que perdimos contacto y quisiera recuperarlo y saber más de ti!. Te cuento que yo estoy desarrollando un proyecto en Chile llamado "Desde Fuera del Centro". Tenemos dos documentales que me gustaría compartir contigo.
    Desde Fuera del Centro 2016 https://www.youtube.com/watch?v=h7hYmSeMmK4

    Desde Fuera del Centro 2013 https://www.youtube.com/watch?v=MEBlSGcgmsY

    Espero que sigamos en contacto.
    Mi mail sigue siendo ruidosecreto@gmail.com

    Un abrazo afectuoso desde Los Andes, Chile

    ResponderExcluir